Aromaterapia, uma abordagem interessante
maio 8, 2014Organoterápicos: relato etnográfico e preparação
julho 19, 2016POMADA DE PRÓPOLIS PROMOVE RESOLUÇÃO COMPLETA DE ÚLCERAS VENOSAS APÓS 6 SEMANAS DE APLICAÇÃO
As úlceras venosas da perna representam um problema médico significativo, além dessas lesões apresentarem dificuldade de tratamento, visto que muitas apresentam caráter de cronicidade, sendo não responsivas às terapias usualmente empregadas.
A ocorrência e o tratamento das ulcerações crônicas geram custos significativos, muitas vezes relacionados com a necessidade de terapias de alto custo e por um longo período de tempo.
IMPORTÂNCIA DA BUSCA DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO
Mesmo com o aumento da implementação de terapias modernas, o número de pacientes com lesões resistente ou recorrentes ainda permanece relativamente elevado. Este fator estimula a busca de novas opções, bem como a implantação de novos métodos de tratamento nesta área.
PRÓPOLIS: NOVA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE CICATRIZAÇÃO
O própolis é uma substância resinosa extraída das árvores pelas abelhas Apis mellifera, que a utiliza como um material estrutural e de resistência. As abelhas utilizam o própolis não somente como agente estrutural, mas também como estratégia para evitar a contaminação por fungos e bactérias.
O própolis é amplamente utilizado na dermatologia como agente cicatrizante, para tratamento de úlceras e queimaduras, como reduto do tempo de cicatrização, aumentador da contratura do tecido lesionado e também como acelerador da reparação tecidual.
ESTUDO CLÍNICO 1
Pomada de Própolis Reduz o Tempo Médio de Cicatrização das Úlceras Venosas
Com base na ampla aplicação do própolis na dermatologia e nas comprovações científicas que suportam seu uso como estimulante da cicatrização de feridas, Kucharzewski et al. (2013) conduziram um estudo que teve como objetivo investigar o uso de uma pomada de própolis no tratamento da úlcera venosa crônica das pernas.
Cinquenta e seis pacientes com confirmação de ulceração crônica de caráter venoso, com lesões com duração ≥12 meses e sem evidências de cicatrização foram randomizados em 2 grupos.
GRUPO 1 (n=28) Aplicação de solução fisiológica de NaCl, seguida de aplicação tópica de pomada contendo 7% de própolis.
GRUPO 2 (n=28) Aplicação de solução fisiológica de NaCl, seguida de tratamento de compressão.
Antes dos tratamentos, todos os pacientes tiveram suas úlceras debridadas para remoção de tecido morto. Após início do tratamento, os pacientes eram examinados uma vez por semana, até a resolução da úlcera. Além disso, os pacientes de ambos os grupos recebiam uma terapia oral baseada em diosmina ( 450mg) e hesperidina (50mg), 2 vezes ao dia.
RESULTADO
Pomada de Própolis Promove Cicatrização Completa das Úlceras em 100% dos Pacientes Após 6 Semanas de Aplicação
-
Em todos os pacientes do grupo 1, as úlceras sofreram cicatrização completa já nas primeiras 6 semanas de tratamento;
-
Também houve resolução completa das úlceras de todos os pacientes do grupo 2, no entanto, na semana 6, apenas 6 pacientes de 28 apresentaram cicatização completa de suas lesões;
-
No grupo 2, foram precisas 16 semanas para cicatrização completa das lesões vs.6 semanas no grupo 1;
-
O tempo médio para cicatrização das úlceras foi significativamente menor no grupo 1 (24 dias) quando comparado com o grupo 2 (76 dias).
ESTUDO CLÍNICO 2
Aplicação Tópica de Própolis Reduz a Área das Ulcerações Diabéticas
O objetivo de um estudo conduzido por Henshaw et al., (2014) foi avaliar a eficácia da aplicação tópica de própolis na cicatrização de ulcerações diabéticas.
Vinte e quatro voluntários com ulcerações diabéticas com duração ≥4semanas aplicaram uma formulação tópica contendo própolis durante 6 semanas.
RESULTADO
Aplicação Tópica de Própolis Reduz a Área Ulcerada em 41% Após 1 Semana
-
A aplicação tópica do própolis promoveu redução da área ulcerada em 41% vs. 16% no grupo controle após 1 semana e em 63% vs. 44%, respectivamente, após 3 semanas.
-
Após 3 semanas, 10% dos pacientes apresentaram resolução completa das úlceras vs. 2% no grupo controle, sendo que após 7 semanas estes valores passaram a ser 19% e 12%, respectivamente;
-
Além disso, a aplicação tópica de própolis reduziu a secreção pós-debridamento das ulcerações em 18,1% vs. 2,8% no grupo controle, bem como a contagem bacteriana;
-
Não foram reportados efeitos adversos.
CONCLUSÃO
Os estudos permitiram concluir que a aplicação tópica do própolis é uma potencial opção terapêutica adjuvante no tratamento das ulcerações cutâneas, especialmente as de difícil resolução, como as ulcerações venosas e diabéticas. Além disso, mostrou ser um tratamento seguro e bem tolerado.
Pomada de Própolis Promove Resolução Completa de Úlceras Venosas Após 6 Semanas de Aplicação[Adaptado]. In Doctor’s: Health Inf.&Res. Fev.2015; Edição nº97:20-21.