Otite Média Tratada com Homeopatia e Terapia Convencional
agosto 4, 2012Método do Fluxo Contínuo
agosto 14, 2012No caderno de Negócios do Estadão de 19 de julho de 2012, o empresário Jair Ribeiro fala sobre diversos assuntos, mas um deles me chamou a atenção. A contratação de funcionários é sempre um desafio: deve ter os mesmos valores e características nossas, empresários de pequenos negócios, como eu e geralmente meus colegas somos?
Ribeiro diz que precisa de pessoas que o complementem naquilo em que ele não é bom, gente que o questione. Sim, precisamos de quem saiba fazer o que não sabemos ou que não conseguimos, não temos tempo ou até mesmo não queremos fazer. Um amigo disse que farmacêuticos recém formados são ótimos em questões de Qualidade e elaboração de POPs, porque já passaram a graduação nesta visão, que não era a de nossa época de estudantes. Tenho procurado me lembrar sempre da sugestão dele. Tenho dificuldades com a minha disciplina pessoal no trabalho, e procuro contar com auxiliares mais organizados do que eu, que posso então ser liberada para processos mais criativos, que podem ser mais necessários. Mas, contratar gente que nos questione, já não é tão fácil assim. Requer segurança pessoal e profissional, e mesmo paciência para lidar com os questionamentos.
Ribeiro afirma que pessoa de mau caráter ou caráter duvidoso, que até podem fazer sucesso em algumas empresas, não devem ficar na empresa. O funcionário de bons valores e boa performance deve ser promovido; funcionário de bom caráter e resultados ruins, porém com vontade de trabalhar e acertar, deve ser treinado e receber novas chances.
Pensando em nosso passado, já tivemos funcionários demitidos por maus resultados, e talvez mais treinamento os tornassem colaboradores valiosos. Também já insistimos equivocadamente com funcionários que não tinham apenas cultura diferente, mas cujo caráter deixava a desejar. Significam hoje experiências negativas, arrependimentos.
Farmacêuticos que tem empresas para administrar, precisam cuidar dos aspectos técnicos, comerciais, administrativos; dicas para facilitar nossas vidas são sempre bem vindas. As opiniões de Jair Ribeiro me fizeram refletir e pensar em nossos erros e acertos passados, preparando para melhorar as experiências positivas futuras. Espero que também sirva para você!