Patrimônio centenário, leis velhas
julho 18, 2012Otite Média Tratada com Homeopatia e Terapia Convencional
agosto 4, 2012Há 50 anos, a bióloga marinha americana Rachel Carson, começou a publicar uma série de artigos no The Ney Yorker Magazine, que resultaram em um livro polêmico, Primavera Silenciosa. Hoje sabemos que todos temos uma série de poluentes químicos em todo o nosso corpo, independente do que façamos ou onde vivamos, pois são inalados, ingeridos, absorvidos através de nossa pele. São ftalatos, mercúrio, compostos fluorados, bisfenol A e mais de 80.000 substâncias químicas para as quais nem existem testes sobre sua toxicidade para animais, plantas e ambiente. Nossos bebês já recebem os poluentes através do cordão umbilical e do leite materno.
Rachel Carson antecipou esta situação através da intuição. Otimistas consideram que com o conhecimento podemos preservar a situação das futuras gerações.
O periódico Huffingtonpost, para celebrar os 50 anos das publicações de Carson, decidiu rever a validade de 5 alertas feitos décadas atrás http://www.huffingtonpost.com/2012/07/23/chemistry-lessons-living-_n_1677912.html?utm_campaign=072312&utm_medium=email&utm_source=Alert-green&utm_content=Photo
1 – “Todo ser humano está sujeito ao contato com substâncias químicas perigosas, do momento da concepção até a morte.”
Em um estudo de sangue de cordão umbilical foram encontradas cerca de 300 substâncias químicas industriais. Isto pode ser responsável pela grande incidência de câncer infantil. Porém os efeitos podem pular gerações. Os otimistas dizem que estamos aprendendo que podemos diminuir as doenças crônicas em adultos, diminuindo sua exposição a diversos agentes químicos nocivos.
2 – “Já foi a época em que estas substâncias eram mantidas em recipientes bem fechados e marcados com sinal de tóxico.”
Substância química potencialmente tóxicas podem ser invisíveis, como pijamas tratados com retardantes de chamas, o bisfenol-A de garrafas plásticas, até pesticidas em frutas.
Muitas vezes as substâncias não estão nos rótulos, ou seus efeitos não são conhecidos. Talvez toda substância deva ser considerada perigosa, até que seja provada ser segura.
3 – “A guerra química nunca será ganha, e toda a vida se passa em violento fogo cruzado.”
A DuPont fabrica tecidos e meias femininas, mas também foi a maior produtora de DDT, que foi aspergido não só sobre florestas e cultivos, mas também sobre cidades. Mesmo tendo sido banido, continuamos felizes quando os pernilongos de nossas cidades ou de nossas praias, desaparecem. Aplicamos produtos para “matar o mato”, sem nos lembrarmos que substâncias semelhantes foram usadas recentemente em guerras.
Pesticidas que funcionam em sementes modificadas (transgênicas) e que promovem uma contínua dependência nos agricultores, continuam sendo considerados como um fantástico desenvolvimento que colabora com o agronegócio. Aliás, agricultores não conseguem empréstimos se não utilizarem estas sementes e estes pesticidas, dá para acreditar?
4 – “A contaminação do nosso mundo não é só uma questão de aspersão em escala. Na verdade, para a maior parte de nós, mais importante são as inúmeras pequenas exposições a que estamos sujeitos diariamente, ano após ano.”
O CDC, Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos declarou que não há nível seguro de Chumbo para crianças, pois mesmo como poeira pode lesar seu desenvolvimento cerebral. Ingerir peixe contaminado, fumar passivamente, sentar-se em uma gramado e tantas outras pequenas ações podem não ser insignificantes. Substâncias poderosas são medidas em ppm (parte por milhão) e também ppb (parte por bilhão).
Não há dose segura para um carcinogênico. Malation misturado com outros pesticidas organofosforados resulta em compostos mais ativos. E estas substâncias continuam em uso.
5 – “Estes danos ao material genético são do tipo que podem levar a doença no indivíduo exposto ou provocar efeitos nas futuras gerações.”
Ou seja, se você é obeso ou infértil, sofre de câncer ou diabetes ou outras doenças, isto pode ter relação com a exposição que seu pai teve desde ao contato com brinquedos plásticos até a sua alimentação e uso de medicamentos desde quando ele era criança. E seus descendentes podem sofrer consequências.
CONCLUSÃO
Tantos fatos negativos, deprimentes, ruins! Bem, na maior parte das vezes nós os criamos. E o pior é que continuamos ignorando as possíveis consequências, nos alimentando mal, usando produtos já sabidamente prejudiciais, exposto a nós e a nossos filhos sem necessidade, e fazendo de conta que não é conosco. Não gostarmos de ler sobre estes assuntos, ainda que não nos importemos em ver notícias horríveis no jornal e na TV diariamente: crimes, violência, terror. Porém não nos envolvemos para fazer escolhas e exigências. Eleições vem aí. A internet tornou fácil ser um ativista. O conhecimento é mais disponível do que nunca. Confira os links abaixo. Mudar o futuro é possível e está em nossas mãos!
{youtube}FpEL21Lr8kk{/youtube}
MAIS LINKS:
http://www.contraosagrotoxicos.org/
http://www.hncristiano.com.br/hnc/sustentabilidade/49-homeopatia-e-sustentabilidade